A Terapia VNS (Estimulador do Nervo Vago) é indicada para pacientes com epilepsia refratária, adultos ou pediátricos, com crise focal ou generalizada.
Utiliza impulsos elétricos para ajudar a reduzir a frequência e intensidade das crises epilépticas com os mínimos efeitos colaterais possíveis visando proporcionar uma melhora na qualidade de vida das pessoas com epilepsia. Além da diminuição da quantidade de crises outros benefícios são relatados pelos pais e cuidadores da pessoa com epilepsia como melhoras significativas nas habilidades de aprender, integrar-se socialmente e estudar e também no humor.
A Terapia VNS usa um gerador, pequeno aparelho médico, que através de um fio envia minúsculos impulsos elétricos ao Eletrodo ligado ao nervo vago esquerdo situado no pescoço.
O nervo vago é um grande elo de comunicação entre o corpo e o cérebro, responsável por enviar impulsos às partes do cérebro. A Terapia VNS atua ajudando a prevenir as irregularidades elétricas que causam as crises. Procedimento de implante da Terapia VNS
- O procedimento da Terapia VNS não envolve cirurgia cerebral.
- A cirurgia, rápida e simples, geralmente é realizado sob anestesia geral que pode requerer uma curta estadia no hospital de geralmente um dia.
-Através de um pequeno corte o Gerador de pulso, é colocado sob a pele abaixo da clavícula esquerda ou próximo da axila esquerda.
-Um segundo corte pequeno é feito no pescoço para fixar dois pequenos Eletrodos ao nervo vago esquerdo.
-Os Eletrodos são ligados ao Gerador por um tipo de fio embaixo da pele.
O gerador da Terapia VNS, gera pequenos impulsos elétricos automaticamente 24 horas por dia,ele é ligado duas semanas depois da cirurgia, e programado pelo médico de acordo à necessidade do paciente.
Mais informações sobre a Terapia VNS, clique aqui. A indicação somente poderá ser feita pelo seu médico.
Por Dra. Isabella D’Andrea Meira